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Flares e Elevados

Autoportantes, estaiadas ou com estrutura suporte

Estaiada
Ilustração de corte mostrando os retentores de chama, o selo dinâmico, o piloto e o quebravento

Modelo FQI

É o modelo convencional que se caracteriza por um quebra-vento integral, usualmente em aço refratário, que evita, totalmente, o contato da chama com o bico, com parte dos pilotos e, quando existente, com o anel de vapor. Trata-se de um tampo abaulado soldado a uma componente tronco cônico que também minimiza o efeito do vento no piloto já que parte do mesmo está protegido da radiação e do vento.

Flare Multiponto

Multiponto

Os modelos STREL foram desenvolvidos para minimizar a radiação e a fumaça. Dividem a corrente principal em múltiplas pequenas chamas através de subcoletores perfurados ou com áreas radiais de pequena largura. Podem ser fornecidos com protetores contra alta temperatura (heat shields) estando também disponíveis estágios e saídas inclinadas que promovem um escoamento em forma de vórtice que favorece a combustão.

Sem fumaça

Os bicos smokeless podem utilizar vapor, ar ou gases combustíveis para minimizar a formação de fumaça. A injeção dos gases pode ser efetuada com um bico central ou através de um anel; neste ultimo caso o coletor que alimenta os bicos fica protegido da chama já que é instalado sob o protetor de vento. Os bicos de vapor são usualmente inclinados visando formar um redemoinho que promove uma mistura mais eficiente do ar, vapor e gases.

A utilização de ar para a queima sem fumaça é a alternativa preferida quando vapor não esta disponível ou quando a vazão necessária é incompatível com a disponível, tanto em consumo horário quanto na duração da emissão. Embora o custo inicial do uso de ar é substancialmente maior que o do vapor ele se beneficia do menor custo operacional, baixo ruído e menor manuntenção.

Assistidas com gás

As propriedades que levam a considerar o uso deste tipo de flare são:

  • Para gases de muito baixo poder calorífico, menor de 2000 kcal/Nm3,
  • Temperatura da corrente,
  • Presença de compostos que, como H2 e CO, possuem amplos limites de explosividade favorecendo a combustão,
  • Presença de outros compostos que, como a amônia NH3 apresentam dificuldade na queima embora possuam poder calorífico acima do limite mencionado.

O gás de assistência é utilizado de forma similar ao descrito para o vapor.

Baixo poder calorífico

Os flares para baixo poder calorífico, usualmente entre 1500 e 9000 kcal/Nm3, são usualmente dotados de quebra-ventos cilíndricos, instalados parcialmente acima da saída de gás. Eles formam uma pré-camara de combustão que diminui o efeito do vento na chama que influencia negativamente a destruição da emissão.

Em algumas aplicações é utilizado um protetor de chuva que consiste de um disco instalado acima do protetor de vento; ele contribui para proteger a chama contra chuvas que diminuem a eficiência da combustão e podem até provocar seu apagamento.

Sônicas

Altas velocidades, até 1 Mach, permitem melhor combustão devido a maior arraste de ar / mistura turbulenta, menor radiação e melhor dispersão dos gases gerados. O ruído é a maior desvantagem. São usualmente utilizadas com múltiplos bicos.

Acessórios

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