Flares Enclausurados
Estes flares, também denominados Combustores, atingem ou superam os mais exigentes padrões de emissão. São usualmente projetados para operar a 1000 oC, com tempos residência superiores a 0,3 segundos e isolamento térmico de até 100 mm. Estas condições permitem destruições que superam os 99,5 %
Eles são projetados para atender as necessidades de aplicações como:
- Vazões variáveis,
- Sistema de controle e segurança de alta confiabilidade.
- Instalação em locais afastados, sem operadores qualificados,
- Operação estável em condições atmosféricas adversas (chuva e vento),
- Manutenção simples.
Duas características importantes desta linha são:
- Instalação dos dampers de controle na posição horizontal e na parte inferior da câmara de combustão possibilitando controle mais direto da entrada de ar, visualização facilitada da chama
- Bicos queimadores tipo retenção (minimizam o retorno de chama) com um venturi de alta eficiência que induz uma maior vazão de ar primário que os bicos convencionais.
Quando o poder calorífico do gás a ser queimado é menor que requerido para obter uma combustão estável é necessário adicionar um gás auxiliar. Neste caso o equipamento passa a ser denominado Thermal Oxidizer ou Oxidador Térmico e ficando o nome flare para a combustão de de gases de poder calorífico que sustentam uma chama sem necessidade de gás auxiliar.
Outra opção são os flares “semi-enclausurados” ou de “temperatura media” que se caracterizam por não dispor de dampers automáticos e comandados pela temperatura dentro da câmara de combustão. Neste tipo de flares a temperatura é, portanto, definida pela vazão do gás e sua variação impede atingir a alta destruição dos gases combustíveis.
Solicitar Informações de Produtos